A marca de uma empresa é a maneira como ela é reconhecida no mercado e deve transmitir confiança, transparência, diversidade, tradição ou qualquer outro valor que faça parte do DNA dessa empresa.
Muitas vezes, um dos primeiros contatos visuais do consumidor com a marca é por meio de sua identidade visual, que é o conjunto de elementos que representam visualmente a empresa.
Esses elementos incluem logotipo, cartão de visita, envelope, assinatura de e-mail, papel timbrado, site, letreiros de fachada e até uniformes e sinalização da empresa, dentre outros. Devem estar descritos em um MIV (Manual de Identidade Visual), que é produzido por um designer.
O logotipo é formado por um nome e um símbolo. Se você ler aqui a palavra “Coca-Cola”, imediatamente vai se lembrar das letras vermelhas, manuscritas e entrelaçadas que formam o logotipo da companhia de refrigerantes mais famosa do mundo. Um slogan curto e fácil de lembrar também pode fazer parte da assinatura da empresa.
Investir em identidade visual é fundamental para que sua empresa seja lembrada e associada aos valores que você deseja transmitir.