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Como dar nome a sua marca

Publicado em: 21/07/2020
Como dar nome a sua marca

 

Há quem diga que dar nome à sua empresa, produto ou serviço é como dar nome a um bebê. E tudo o que envolve o aspecto emocional, ganha uma pitada de desafio, não é mesmo?

O nome das pessoas é uma das primeiras referências que se tem delas, e precisa ser cativante. O mesmo serve para marcas. O processo para a criação de nome de empresa ou produto se chama naming. Ele requer que você invista um tempinho se quiser criar empatia com o público-alvo, diferenciar a marca e, claro, ser lembrado pelos seus clientes.
Danny Altman, diretor de criação de A Hundred Monkeys, agência na Califórnia especializada em naming, afirma: “O nome certo prende a imaginação e estabelece uma conexão com as pessoas que você quer alcançar”.

No livro “Design de Identidade da Marca” (Ed. Bookman), a autora Alina Wheeler lista as qualidades do nome eficaz. Ele deve ser significativo, comunicando a essência da marca; deve ser diferente e único; ter boa sonoridade e ser fácil de falar e soletrar; modular, permitindo à empresa construir extensões de marca com facilidade; e ter conotação positiva no segmento.

 

Tipos de nomes

Wheeles lista ainda os tipos de nomes:

•    Fundador – quando o nome do fundador é o nome da marca; satisfaz o ego; é indissociável.

•    Descritivo – descreve as intenções da empresa.

•    Inventado – diferente e original. Ex: Kodak

•    Metáforas – coisas, lugares, pessoas, animais, processos, nomes mitológicos e palavras estrangeiras, usados para aludir uma qualidade da empresa. Ex: Nike (nome da deusa grega da vitória)

•    Acrônimo – difíceis de lembrar. Ex: CNN, IBM, GE

•    Palavras mágicas – combinação de nomes, nomes com ortografia diferente. Ex: Citibank

 

Quer algumas dicas para começar a pensar no nome da sua marca? Aí vão:

•    Comece pensando sobre quem o nome irá sensibilizar: quem é o seu público;

•    O que eles estão buscando;

•    Quais os atributos da sua marca que só você tem;

•    Liste o que o cliente tem que sentir ou pensar ao ouvir o nome da sua marca;

•    Faça um brainstorm. Escreva tudo o que vier na sua cabeça quando você pensa na marca: sofisticação, elegância, juventude, tecnologia;

•    Pesquise imagens e termos relacionados aos melhores resultados da sua lista acima; Isso fará a diferença na hora de criar a identidade visual;

•    Eleja o nome que melhor representa a essência da sua marca;

•    Verifique se o nome está disponível para registro de domínio e de propriedade.

 

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