Há quem diga que dar nome à sua empresa, produto ou serviço é como dar nome a um bebê. E tudo o que envolve o aspecto emocional, ganha uma pitada de desafio, não é mesmo?
O nome das pessoas é uma das primeiras referências que se tem delas, e precisa ser cativante. O mesmo serve para marcas. O processo para a criação de nome de empresa ou produto se chama naming. Ele requer que você invista um tempinho se quiser criar empatia com o público-alvo, diferenciar a marca e, claro, ser lembrado pelos seus clientes.
Danny Altman, diretor de criação de A Hundred Monkeys, agência na Califórnia especializada em naming, afirma: “O nome certo prende a imaginação e estabelece uma conexão com as pessoas que você quer alcançar”.
No livro “Design de Identidade da Marca” (Ed. Bookman), a autora Alina Wheeler lista as qualidades do nome eficaz. Ele deve ser significativo, comunicando a essência da marca; deve ser diferente e único; ter boa sonoridade e ser fácil de falar e soletrar; modular, permitindo à empresa construir extensões de marca com facilidade; e ter conotação positiva no segmento.
Tipos de nomes
Wheeles lista ainda os tipos de nomes:
• Fundador – quando o nome do fundador é o nome da marca; satisfaz o ego; é indissociável.
• Descritivo – descreve as intenções da empresa.
• Inventado – diferente e original. Ex: Kodak
• Metáforas – coisas, lugares, pessoas, animais, processos, nomes mitológicos e palavras estrangeiras, usados para aludir uma qualidade da empresa. Ex: Nike (nome da deusa grega da vitória)
• Acrônimo – difíceis de lembrar. Ex: CNN, IBM, GE
• Palavras mágicas – combinação de nomes, nomes com ortografia diferente. Ex: Citibank
Quer algumas dicas para começar a pensar no nome da sua marca? Aí vão:
• Comece pensando sobre quem o nome irá sensibilizar: quem é o seu público;
• O que eles estão buscando;
• Quais os atributos da sua marca que só você tem;
• Liste o que o cliente tem que sentir ou pensar ao ouvir o nome da sua marca;
• Faça um brainstorm. Escreva tudo o que vier na sua cabeça quando você pensa na marca: sofisticação, elegância, juventude, tecnologia;
• Pesquise imagens e termos relacionados aos melhores resultados da sua lista acima; Isso fará a diferença na hora de criar a identidade visual;
• Eleja o nome que melhor representa a essência da sua marca;
• Verifique se o nome está disponível para registro de domínio e de propriedade.