O logotipo é a porta de entrada da marca e serve para identificá-la. Isso vale tanto para grandes conglomerados, quanto para uma pequena empresa, que acabou de nascer. Ele é constituído por um nome (marca nominal) ou um símbolo (marca figurativa) ou pela conjunção dos dois elementos (marca mista) e é criado por um designer especializado em criação de identidade visual.
Ao criar o logotipo, o designer leva em consideração os elementos fundamentais das marcas: símbolo, tipografia padrão e cores institucionais.
Por onde começar
A criação de um logotipo passa por cinco etapas.
1. A primeira é o briefing, que ele levanta junto ao cliente. O briefing é basicamente um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura. Deve ser breve e conter apenas informações relevantes, como, por exemplo, o perfil do público-alvo e o posicionamento da marca. Também é importante o designer ter acesso a logotipos anteriores, se houver, e ao manual da marca, também se houver.
2. A segunda etapa para o desenvolvimento do logotipo é a pesquisa de tendências do segmento. O designer deve buscar as simbologias, termos e cores do segmento em que seu cliente atua e salvar todas as referências relevantes que encontrar.
3. Na terceira etapa, definem-se os elementos do logotipo: só o nome da empresa? Só um símbolo? Símbolo e nome da empresa?
4. Na quarta etapa, define-se a tipografia, que é o desenho da fonte e deverá transparecer o posicionamento da marca. Clássico? Moderno? Jovem? Futurista? Arrojado? Como o cliente quer ser reconhecido pelo consumidor dele?
5. Por fim, um estudo de cores, também compatível com tendências do segmento e com o tipo de imagem que se quer transmitir. Cor é informação e cada cor tem um significado na nossa cultura. Pergunte ao seu cliente se ele tem alguma cor que deve ser usada ou evitada.